O PROFISSIONAL

Técnico em Agropecuária

É o conjunto de conhecimentos usados para planejar e gerenciar as atividades de uma propriedade rural, desde o cultivo até a administração dos negócios. O profissional de Agropecuária define as estratégias que serão usadas durante toda a safra. Planeja a produção determinando os serviços necessários para a criação dos rebanhos ou para a produção agrícola, estabelece quantos funcionários serão contratados a cada safra, verifica os custos da produção e define o valor final do produto, buscando a rentabilidade do negócio. 

Pode atuar em fazendas, propriedades rurais de médio e pequeno portes e ainda em empresas e indústrias que comercializam insumos para a área rural. Em órgãos públicos, o profissional pode assessorar secretarias de Agricultura, Administração, Planejamento e a de Meio Ambiente nos cuidados com o solo, coma produtividade e com o meio ambiente, bem como na orientação a pequenos produtores. Na indústria, coordena o beneficiamento, o armazenamento e a comercialização de produtos agropecuários.
 

O mercado de trabalho
O mercado está em alta tanto para o bacharel como para o técnico e promete crescer mais nos próximos anos. O Plano Agrícola e Pecuário 2008 e 2009 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento busca garantir a expansão das exportações mesmo com a atual crise econômica mundial. "A exportação agrícola continua muito relevante para a balança comercial do Brasil", afirma Moisés Balestro, coordenador do curso de Gestão do Agronegócio da Universidade de Brasília (UnB).

Além de ser um dos líderes mundiais na produção e exportação de produtos, como café, açúcar, álcool, sucos de frutas, soja, carne bovina, frango, tabaco e couro, o país, de acordo com as projeções, também será, em breve, o principal pólo mundial de produção de algodão e biocombustíveis, feitos a partir de cana-de-açúcar e óleos vegetais.

Diante desse cenário promissor, cresce, em todo o país, a procura por profissionais que trabalham com bioenergia, cultivo de matérias-primas, administração rural, consultoria e área comercial, já que para vender os produtos é preciso conhecer as características da produção agropecuária. "Há empregos em várias áreas desde a de suinocultura da Região Sul, passando pela de fruticultura tropical do Norte e Nordeste, até a de pecuária e grãos do Centro-Oeste", indica Balestro. "Também merece destaque a agroindústria sucroalcooleira do estado de São Paulo", diz Viviani Silva Lírio, professora adjunta da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.
 

O curso
Há grande oferta de cursos técnicos e tecnológicos no país. A maioria é focada em agropecuária ou gestão do agronegócio. A grade básica dos dois tem disciplinas gerais, como contabilidade, administração da produção, finanças, gestão empresarial, gerenciamento de recursos humanos, física, química, genética, matemática e biologia aplicadas. Entre as matérias específicas de agropecuária estão disciplinas ligadas às práticas agronômicas, fertilidade do solo, fitopatologia, uso, manejo e conservação do solo e de pastagens, produção e manejo de animais, integração lavoura-pecuária, máquinas agrícolas e irrigação e drenagem, tudo para melhorar a produtividade da criação de animais e das plantações.

Vale lembrar que existem cursos que habilitam o profissional especificamente para alguma área do setor, como fruticultura ou produção de grãos. As disciplinas específicas dos cursos focados em gestão do agronegócio são administração estratégica do agronegócio, mercados agroindustriais, comercialização agroindustrial, tendências do agronegócio, entre outras. Em geral, as escolas possuem fazendas-modelo, onde os futuros profissionais realizam as atividades práticas e cumprem o estágio antes de se formar.

Duração média: três anos.

Outros nomes: Agroecologia; Agroind; Agroneg.; Agropecuária;Agropecuária (agroind.); Agropecuária (fruticultura); Agropecuária(horticultura); Agropecuária (silvicultura); Agropecuária(sist. de prod.); Bovinocultura; Cafeicultura; Ciên. Agr.; Fruticultura Irrigada; Gestão de Agroneg.; Gestão em Agroneg.;Horticultura; Mecanização Agrícola; Prod. Agrícola; Prod. De Grãos; Prod. de Grãos e Fibras; Prod. de Grãos e Sementes;Redes de Empr., Associativismo e Coop. no Agroneg.
 

O que você pode fazer 
Administração rural: Coordenar, planejar e organizar propriedades rurais de pequeno, médio e grande portes, cuidando da gestão de pessoas, dos custos da produção e do contato com fornecedores e clientes;
 
Consultoria: Prestar assessorias a órgãos públicos e privados na área de gestão do agronegócio, definindo estratégias de produção e estudos de aproveitamento do solo;

Cultivo e produção: Cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas;
 
Desenvolvimento de produtos: Desenvolver defensivos agrícolas e outros produtos que visem a otimizar a produção;

Planejamento de produção: Definir com o agrônomo os tipos e como será feita a plantação em cada safra, os custos e o preço final do produto;
 
Vendas: Atuar em grandes indústrias vendendo equipamentos e insumos ao setor agrícola.

Fonte: Guia do Estudante Abril